Últimas

Galeria

Slide

Dicas Festas Feminices Check-in Minha História Samara Melk | SM GYM

É preciso mudar o Brasil

Hey Braseeeel, o que está acontecendo com você?



Que onda de violência é essa que temos visto essas últimas semanas? É tanto assassinado, barbárie, assaltos e vítimas de armas brancas que ligar a tv para ver um noticiário virou um ato de coragem. A violência está aumentando em grande escala e cada vez mais a sociedade sente-se refém do medo e do desejo por mudança. 

Cada vez mais torna-se comum ouvir as pessoas falarem em reforma da nossa legislação penal, diminuição da maioridade penal e em um sistema penal mais humanizado, voltado de fato para a ressocialização dos indivíduos e consequente diminuição dos reincidentes.

De fato o Poder Público não tem conseguido diminuir os índices de violência ou oferecer o mínimo de segurança à sociedade. Todos os dias somos bombardeados por crimes espalhados pelo Brasil inteiro e parece que quando uma modalidade de crime passa a acontecer em um determinado lugar, isso vira "moda" e passa a acontecer em outras regões também, como o caso do uso cada vez mais comum das armas brancas em assaltos. 

Diante de tudo isso, a sociedade busca por uma solução e considera cada vez mais a reforma penal como uma saída para esse problema. Mas será que só isso resolve? Eu honestamente creio que não. Creio aliás que tão somente a efetiva e rápida aplicação da lei seja remédio para metade ou quase todos os nossos problemas. 

Acredito que o investimento na educação (e também a mudança da maneira como se faz educação no Brasil, que diga-se de passagem, é ultrapassadíssima quando comparada aos países escandinavos, que encontram-se no topo no ranking da educação no mundo - o Brasil ficou em 35º colocado em 2014, em uma escala de 36, ficando atrás apenas do México), valorização dos professores, mudança no ambiente escolar e efetivas políticas públicas que invistam na sociedade brasileira devem ser consideradas para que futuramente esses índices diminuam e possamos usufruir de um pouco de paz e tranquilidade.

Um bom lugar para viver se faz com pessoas educadas, que têm oportunidade de estudar e conseguir um bom emprego quando adultas. Que têm um bom emprego e vivem dignamente com o seu salário, sem precisar ter que escolher no final do mês entre pagar uma conta ou comprar comida. Que tem uma sociedade representada por políticos honestos e que trabalham em favor da sociedade e não do próprio bolso. 

Que a reforma em nossa legislação é necessária em alguns pontos, sim! Mas não é o único caminho para resolver nossos problemas. O nosso sistema punitivo é suficiente para punir quem quer que seja, desde que utilizado de maneira rápida e eficaz. Mas devo admitir que eu creio muito mais na educação e na diminuição das desigualdades sociais e efetiva busca para a construção de um Brasil melhor, do que em qualquer reforma em leis que já cumprem o seu papel.

Receba os posts por email, prometo só enviar coisa legal :)

Coloque seu endereço de email abaixo para receber atualizações toda vez que eu postar

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu carinho :)

@samaramelk no instagram