Últimas

Galeria

Slide

Dicas Festas Feminices Check-in Minha História Samara Melk | SM GYM

Quero aprender norueguês - Meu plano de estudo autodidata

Bom dia!

Estou em reta final na faculdade e dando saltos de alegria, mais uma etapa finalizada com sucesso, assim espero. Julho vem aí e o plano é estudar! já comecei a coletar on-line um material para aprender norueguês e assim que conseguir carregar tudo para o google drive (com minha internet abençoada #sqn) disponibilizo tudo aqui em um outro post que estou preparando, mas já adianto que consegui coisa pra caramba! Feliz feliz!!!

Pra não ficar sem foco em meio a taaantas informações e materiais, resolvi criar um roteiro de estudos, metas e atividades, assim ficará tudo organizadinho e eu poderei ver minha evolução. Incluo no roteiro os quatro níveis de ações que envolvem o aprendizado de um idioma: ler, escrever, falar, ouvir/entender.

Além disso, como faço curso de inglês no CLEC e estarei de férias também, incluí no roteiro o estudo do inglês para não correr o risco de esquecer o que já aprendi. Então minhas tardes ficarão organizadas assim:


As atividades duram cerca de 1 hora cada e eu pretendo estudar todos os dias durante o período da tarde. Incluí também o chat on-line em norueguês mas claro que isso será beeem depois quando eu já tiver uma melhor compreensão do idioma e um vocabulário que torne possível qualquer conversa simples. Lembro que quando eu comecei a estudar inglês ano passado me aventurei logo na primeira semana nos chats on-line. Me inscrevi no badoo na primeira semana de curso e saí falando com todo mundo usando o tradutor do capeta google translator e explicando que era meu primeiro dia de aula e que eu não era capaz de entender nada do que eu escrevia e colava ali. Hahaha.

Era divertido porque como o tradutor traduz sem a menor lógica e não segue as regras gramaticais, às vezes eu dizia coisas absurdas e que hoje me matam de rir quando eu lembro! Mas esse período foi bom porque eu ganhei vocabulário. A medida que eu escrevia no tradutor e copiava para colar no chat, eu tinha o cuidado de ler o que ele traduzia, e mesmo não seguindo regras gramaticais, as palavras eram traduzidas certinhas e eu acabei absorvendo muitas palavras nesse período, que durou cerca de três meses. Depois desse período inicial no curso eu passei a escrever por conta própria e checar o tradutor apenas para algumas palavrinhas que uma hora ou outra surgiam. E pasmem, eu mal me dei conta de quando comecei a entender e escrever por mim mesma! Então já sei que esse caminho me ajudou com o inglês e pode me ajudar com o vocabulário em norueguês também.

Outra coisa que eu gosto muito de fazer é escutar músicas para ajudar na compreensão e pronúncia das palavras. Escolho um artista/banda, seleciono algumas das minhas músicas prediletas e imprimo toda a letra e tradução. As semanas seguintes são dedicadas inteiramente a ouvir incansavelmente essas músicas até que elas não saiam da minha cabeça e eu aprenda a cantá-las do início ao fim. 

Com essas duas práticas eu desenvolvo as quatro habilidades e vou me soltando e compreendendo mais o idioma (pelo menos foi assim com o inglês). Então esse é o plano: estudar, estudar e estudar!

Norsk, aí vou eu!

Receba os posts por email, prometo só enviar coisa legal :)

Coloque seu endereço de email abaixo para receber atualizações toda vez que eu postar

3 comentários:

  1. Temos que estudar juntas, pleaseeeeeee! <3

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Vitoria, obrigada! Ainda estou aqui na luta, estudando muito e usando apps também, mas já evoluí bastante viu! Você também tem interesse no idioma?

      Beijocas :*

      Excluir

Deixe aqui o seu carinho :)

@samaramelk no instagram